quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

1984

"Lá por 2050 - ou antes talvez - todo conhecimento real de Velhafala terá desaparecido. Toda literatura do passado terá sido destruída. Chaucer, Shakespere, Milton, Byron existirão somente em suas versões em NovaFala, em que alem de transformados em algo diferente, estarão transformados em algo contraditório com o que eram antes. A literatura do partido sera outra. Os slogans serão outros. Como podemos ter um slogan ' liberdade é escravidão ' quando o conceito de liberdade foi abolido? Todo o clima de pensamento sera diferente. Na verdade não haverá pensamento tal como entendemos hoje . Ortodoxia significa não pensar- não ter necessidade de pensar. Ortodoxia é a inconsciência."
George Orwell - 1984
O romance de George Orwell 1984 pode nos mostrar com extrema clareza e atualidade que, em nossa sociedade ainda cultivamos a inconsciência e, a necessidade de não pensar. Por que pensar se, a sociedade pode encaminhar todos os pensamentos para você? A televisão, as revistas, as redes sociais - a mídia - se encarregam de pensar para você e, moldar seu comportamento. Podemos também encaixar na sociedade atual um dos slogans do partido, no livro " liberdade é escravidão" porque, ao minimo de liberdade que, podemos possuir seremos totalmente escravizados por uma sociedade contraditória. Afinal, liberdade de expressão?
 E, já que estamos em tempo de começar o famoso Big Brother voltamos a abordar algo bastante interessante. No regime criado pelo Grande Irmão; a NovaFala trazia a expressão : camarada, afinal a vida no regime criado pelo partido era, massiva porém solitária não podíamos confiar em ninguém ao ponto de, chamarmos de amigo porem,era de extrema importância que, chamássemos todos de camaradas. Tecnicamente esse seria o termo correto ao ser empregado aos participantes do Big Brother, afinal... Todos "ter que ser" seus amigos... mas você não pode confiar em ninguém.  E continuamos a, cultivar um  regime extremamente ditatorial, massivo e, solitário. 

Um comentário: