sábado, 20 de novembro de 2010

Piramide do Consumo


Nunca pensou quem foi o primeiro a usar a camisa cinco vezes maior que o número? Ou quem pela primeira vez usou a moda hippie? Perguntas como essas são respondidas por apenas uma palavra: os Inovadores, que estão no topo da pirâmide de consumo , pessoas do tipo que criam algo. Em segundo lugar estão os criadores de moda, ou caçadores de tendências, pessoas do tipo que sabem identificar inovadores, retiram suas inovações e depois fazem delas de capachos da moda. Em terceiro lugar estão os primeiros compradores, pessoas do tipo que são as primeiras a ter um I Phone ou alguma roupa da moda, e em quarto estão os consumidores, pessoas como nós, que precisamos de milhares de comercias e anúncios para nos convencer de que aquele produto pode ser até bom.

Mas, o tema abrange não simplesmente quem está na pirâmide, e sim o que o capitalismo faz com os inovadores. Marx ( sociólogo que desenvolveu pesquisa sobre o capitalismo) 'em sua pesquisa diz que o capitalismo tem o poder de trazer para o sistema algo que foi inventado para, muitas vezes criticar o capitalismo. Como por exemplo as calças lavadas, algo que foi inventado pelos hippies para criticar o capitalismo. O sistema pega a ideia e traz para a as lojas fazendo com que o jeans lavado, que antes era uma forma de rebeldia social, vire o jeans mais caro. As camisas cinco vezes maior que seu número, (que foi inventado pelos integrantes das gang's, grupos socialmente excluídos, para esconder armas na cintura), hoje são usadas por garotos da alta sociedade.

TÃO ONTEM


Esse livro, pode ajudar a você a se aprofundar mais sobre o tema, se você tiver um senso de interpretação, e não se importar com linguagem de baixo nível, porque, o que está entre linhas é um assunto realmente muito interessante.

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